dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     02/05/2024            
 
 
    
Cacau    
Biofungicida combate vassoura de bruxa do cacau
Uso do Tricovab impede a reprodução do fungo que destrói o cacaueiro e agrega vantagens do controle biológico
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
19/03/2013

Há muitos anos a vassoura de bruxa destrói muitos cacauais pelo Brasil e há décadas os pesquisadores tentam desenvolver um biofungicida capaz de combater o fungo da vassoura de bruxa. Depois de muitos anos de teste, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento liberou o uso do Tricovab, um biofungicida da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira ).

— O Tricovab é composto pelo fungo Trichoderma stromaticum. Ele impede a reprodução da vassoura de bruxa porque parasita totalmente o fungo que causa a doença. A cada ano que passa você vai reduzindo a incidência do fungo da vassoura de bruxa na área por causa da competição natural proporcionada pelo tricoderb estromáticum. A eficiência chega a té 97% no controle da emissão de novos esporos do fungo da vassoura de bruxa — esclarece Manfred Müller, coordenador técnico-científico da Ceplac.

Muller explica que o fungo contido no Tricovab é produzido em grãos de arroz. É preciso inocular o fungo e deixar o grão de arroz fermentar com a multiplicação do Tricoderb estromáticum na superfície do grão. Para utilizar o Tricovab na lavoura, o agricultor de cacau recebe os grãos de arroz em uma embalagem de 2 quilos, deposita em uma vasilha, dilui o fungo em água e aumenta o volume para 320 litros. Ele aplica a mistura nas vassouras secas que foram retiradas quando foi feita a poda fitossanitária ou diretamente nas vassouras secas presas na planta. Mas ele explica que o Tricovab não deve ser a única forma de combate utilizada pelos agricultores e recomenda o controle integrado.

— O principal é o controle genético com o uso de clones tolerantes à vassoura de bruxa. Isso significa que mesmo com a incidência da doença a planta consegue produzir. Infelizmente, por enquanto, ainda não existem clones totalmente imunes a esse fungo. Outro controle é o cultural, através de poda fitossanitária. Você vai duas ou três vezes por ano à plantação e corta os ramos secos, em consequência do ataque — ensina.

Manfred diz que também há a opção do controle químico, mas que ele não é muito eficiente porque ainda não existe um químico capaz de controlar a vassoura de bruxa de forma satisfatória. Além disso, o controle químico é caro e pode causar problemas ambientais.

— O controle biológico é mais eficiente do que o químico, porque o fungo parasita presente no Tricovab consegue impedir a reprodução da vassoura de bruxa. A doença pode causar danos de 40% a 100%, se não for controlada direito, porque além dos danos causados na planta, também causa danos no fruto e as amêndoas ficam emprestáveis para a comercialização — alerta Muller. 

 

 Reportagem exclusiva originalmente publicada em 16/03/2012

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Laercio Couto
20/03/2013 - 15:25
Fantastico !!!!

Parabens aos pesquisadores da CEPLAC - Bahia.

Parabens Manfred !!!

Fernando Viana
20/03/2013 - 21:05
Parabéns a CEPLAC-BA E a seus pesquisadores.

wenderson carpanini barros
28/05/2015 - 21:46
como posso conseguir o tricovab moro em ji parana rondonia.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
3 comentários

Conteúdos Relacionados à: Cacauicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada